Notice: Undefined index: epico-tiny in /customers/5/8/5/victorioamoedo.com/httpd.www/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 43 Notice: Undefined index: epico-tiny in /customers/5/8/5/victorioamoedo.com/httpd.www/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 45

A diferença entre valor e preço.

Tempo de leitura: 2 minutos

A diferença entre valor e preço.

Em tempos de vacas magras, entender a diferença entre valor e preço se faz ainda mais necessário. Nessa sociedade de aparência, muitas vezes o valor das coisas é ignorado em nome da imagem, uma distorção irracional causada pelo Marketing.

O conceito de preço é o quanto que o comprador paga em moeda por um determinado produto. Desse modo, o preço é apenas uma expressão quantitativa das relações de troca, ou seja, o quanto que o cliente deve pagar para comprar uma determinada coisa.

O conceito de valor, apesar de estar relacionado com o preço, é muito diferente desse. Valor é o conceito qualitativo do atendimento de uma determinada necessidade. Quanto mais o produto atende às necessidades do cliente, mais ele tem valor.

Em condições normais um guarda-chuva é vendido pelo preço de custo acrescido de uma determinada margem de lucro, esse é o seu preço!

Mas; num dia de chuva; o valor do guarda-chuva mais se parece com uma ação na bolsa do que com um produto comum, concordam?

Seu valor vai depender da necessidade do comprador de não se molhar!

Imagina uma modelo indo para uma entrevista, quando, de repente, cai aquela tempestade!

O valor desse bem, nessa situação, é muito difícil de ser estimado.

Você deve estar se perguntando o que eu quero dizer com tudo isso.

É simples, na nossa vida nós devemos tomar decisões de compra sempre tendo em vista o critério valor, e não o preço! Assim nos livraremos de compras supérfluas e que não atenderão nossos anseios no longo prazo!

Entre aquele relógio super caro e um excelente relógio de preço mais acessível, opte sempre pela decisão que maximiza a relação entre custo e benefício! Cair nas armadilhas do marketing e pagar um “premium price” por um produto que não vale o que custa é sempre uma péssima ideia.

No mundo dos investimentos a lógica é a mesma, sempre compre ativos bons com preços baixos! Quanto melhor for o seu faro, melhor será o desempenho dos seus investimentos!

Você não precisa gastar uma fortuna para viver como um rico, pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + oito =