Independência Financeira o que é e como conquistar a sua!

Tempo de leitura: 5 minutos

Independência Financeira, sem dúvidas esse é um desejo de quase todas as pessoas, acho que todo mundo pensa nisso uma vez na vida, mas o que é independência financeira e o que de fato esse termo significa?

O que é independência financeira?

Algumas pessoas entendem que independência financeira significa ter um bom salário, estabilidade no emprego ou simplesmente não depender de empresa ou de outra pessoa, para pagar contas. Como um filho que ganha uma mesada do pai ele não trabalhou por aquele dinheiro, mas ele depende de que seu pai dê o dinheiro.

educação financeira pessoal

Uma situação clássica que é encarada como independência financeira é a do filho que consegue um emprego e ganha seu primeiro dinheiro sem a ajuda dos pais logo acha que é independente financeiramente.

Independência financeira é alcançada quando você tem dinheiro através de fontes geradoras de renda ( ativos financeiros ), sem que seja necessário você estar trabalhando nessa fonte de renda, justamente por isso não é uma coisa que se consiga da noite para o dia.

Essa fonte de renda por ser criada de várias formas, como um compositor por exemplo ele compõe diversas músicas ao longo da vida e ganha dinheiro com direitos autorais.

Mas a forma mais fácil e que qualquer pessoa pode começar a construir a sua independência é através de investimentos começando pela educação financeiro pessoal.

Educação financeira pessoal

O Brasileiro não tem a cultura de pensar no futuro é uma população extremamente consumista, principalmente os mais jovens mas mesmo assim é possível encontrar muita pessoas interessadas em saber como poupar dinheiro.

Muitos por mais que sejam disciplinados e pensem em como economizar dinheiro, acabam se perdendo nas armadilhas dos desejos de consumo e comprando coisas de que não precisa para satisfazer seu ego ou simplesmente se sentir integrados a essa sociedade consumista.

Muitas se apegam a desculpa é que ganha pouco, mas por mais que ganhe mais gastam infelizmente é assim, é muito mais fácil e rápido comprar um um carro zero em dezenas de prestações sem pensar nos juros compostos ( Muitos nem sabem o que juros compostos ) embutidos naquele financiamento “vantajoso” do que parar pensar e analisar e planejar suas finanças pessoais para atingir objetivo.

independência financeira

Qual seria o caminho certo nesse caso? Traçar um objetivo que seria o carro poupar com objetivos é uma estratégia inteligente, pois a cenoura da casa própria ou do carro novo nos impulsiona a alcançar o objetivo.

Mas, como sempre, o objetivo desse artigo é provocar, é colocar uma ideia nova na sua cabeça, talvez iluminar o maior objetivo financeiro que um ser humano pode alcançar a desejada da independência financeira!

Não são poucas as pessoas que trocam de carro todos os anos sem precisar, mais por vaidade do que por necessidade. Nas roupas ou gastos correntes acontece o mesmo, muitas vezes nós compramos coisas que não precisamos.

Quem nunca viajou e comprou um monte de lembranças que, no momento em que estamos viajando parecem indispensáveis, mas quando paramos para arrumar a casa vemos que não passam de bagulhos que não servem para nada?

Pois é, todos os dias tomamos decisões de compras impulsivas nos tornando uma sociedade de compradores compulsivos. Mas o que não podemos permitir é comprar por impulso bens caros que não necessitamos e que nos afastam do que deveria ser o nosso maior objetivo, a independência financeira.

Todos que trabalham e dependem do seu trabalho para viver não são independentes financeiramente. Apenas aqueles que podem viver dos rendimentos em aplicações financeiras como tesouro direto, bolsa de valores ou que vivem de seus patrimônios como imóveis são financeiramente independentes, esses verdadeiramente de renda passiva.

Estes possuem o maior e mais importante bem que um ser humano pode comprar: a liberdade!

Como economizar dinheiro

A liberdade para trabalhar com o que você deseja, com o que te motiva. E não trabalhar porque você precisa, com aquele medo de perder o emprego e ter que abrir mão da sua casa, do seu carro e da sua vida.

A maioria das pessoas, e eu me incluo nesse grupo, dependem do seu trabalho para sobreviver. Poucos são os felizardos que alcançaram esse grande objetivo!

Pergunte-se sobre suas finanças pessoais.

  • O que você está fazendo para alcançar a sua independência financeira?
  • Você já parou para pensar no assunto?
  • De quanto você precisa, por mês, para manter o seu padrão de vida?
  • Qual o seu plano para chegar lá?
  • Como andam suas finanças pessoais?

Como conquistar a independência financeira?

Pense nisso. Que tal parar de pensar em comprar um carro novo ou mudar para uma casa maior somente para impressionar os amigos ou mostrar para pessoas que você não conhece que você é bem sucedido?

Pare de pensar nos outros e pense em você, onde você quer chegar, e quem você quer ser!

Sabe qual é a maior ostentação? Ser livre! Salário por mais alto que seja não é significado liberdade financeira.

Quer saber como conquistar a independência financeira? O Tesouro Direto vale a pena e pode ser um caminho ou um instrumento para alcançar esse objetivo!

tesouro direto simplificado

Conheça o Tesouro Direto Simplificado, onde você vai aprender passo a passo como chegar a desejada independência financeira.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − quatro =