Como funciona o Tesouro Selic

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje escreverei sobre um dos títulos mais importantes do Tesouro Direto, o Tesouro Selic. Se você quer aprender como funciona o Tesouro Selic, leia este artigo!

O título Tesouro Selic é o mais conservador e seguro produto do Tesouro Direto. Seu funcionamento é muito simples, a rentabilidade do título está atrelada à taxa Selic. Trata-se de investimento do tipo renda fixa pós-fixada, pois, caso a taxa suba ou desça, a rentabilidade do investimento acompanhará as respectivas variações.

Assim, caso a Selic suba, a rentabilidade do seu título Tesouro Selic Subirá, caso ela desça, a rentabilidade também cairá.

Desse modo, pode-se perceber que trata-se de uma boa opção em momentos de tendência de alta da taxa de juros básica, pois seu capital estará sendo remunerado por uma taxa crescente.

Do mesmo modo, o título não é uma opção interessante caso a taxa básica de juros esteja em tendência de queda, como a situação atual.

 

Mas como vou saber se a Taxa Selic vai subir ou descer?

 

Isso é muito fácil de identificar, basta ler o noticiário econômico!

A taxa Selic é definida, periodicamente, pelo COPOM, ou Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil. E esta Autoridade Monetária fixará a taxa de juros em função, basicamente, de duas variáveis: O PIB e a Inflação.

Quando tivermos uma combinação de PIB fraco ou em tendência de queda associado a uma Inflação mais controlada ou baixa, temos uma tendência de queda dos juros para aquecer a economia.

Por sua vez, todas as vezes em que o mercado apresentar Inflação alta e PIB acelerado, temos uma tendência de alta na taxa básica de juros para controlar a pressão inflacionária.

Mas não precisa ser um economista para descobrir qual a tendência para a Selic!

Basta ler o noticiário econômico. Diariamente os especialistas analisam essa variável, traçando os cenários mais prováveis para esse mercado.

Desse modo, é muito fácil saber quando é recomendável investir em Tesouro Selic.

Mas como funciona o Tesouro Selic em relação à rentabilidade?

É muito simples, a rentabilidade do título Tesouro Selic será a taxa acumulada para o período do investimento, descontando ou acrescentando o ágio ou deságio, bem como as taxas de custódia e o Imposto de Renda Retido na Fonte.

Pois bem, imaginem que a taxa Selic é de 10% no mês de janeiro do ano X, sendo acrescida de 0,5% a cada mês por 6 meses, fechando o semestre em 12,5%. Qual será a rentabilidade para o Tesouro Selic?

A rentabilidade não será nem 10% nem 12,5%, e sim a taxa acumulada para o período, resultando em 5,825% brutos para o período de 6 meses.

Entenderam como funciona o Tesouro Selic?

Além da taxa, temos que considerar se há ágio ou deságio no momento da compra ou venda.

como funciona o tesouro selic

Todas as vezes que essa taxa for positiva, no momento da venda antes do vencimento haverá um deságio no valor da venda em relação ao preço normal do título, do mesmo modo, todas as vezes que o número for negativo, haverá um ágio no preço de venda do título na venda antes do vencimento.

E o ágio ou deságio é calculado em função da demanda pelos títulos Tesouro Selic!

Caso a venda ocorra no vencimento, será pago ao investidor exatamente o valor da taxa Selic acumulada para o período de vigência do título, sem percalços.

É assim como funciona o Tesouro Selic!

A grande vantagem desse tipo de título é que ele não está sujeito à marcação a mercado, de modo que seu rendimento, independentemente da data de vencimento, será proporcional à taxa Selic do período do investimento, proporcionando muita liquidez ao investidor.

Traduzindo:

Você poderá vender o seu título a qualquer momento, mesmo que seu vencimento seja daqui a dez anos, por exemplo!

O importante é lembrar que esse tipo de aplicação é vantajosa para momentos de tendência de alta da taxa Selic, em caso de tendência de baixa, os prefixados são mais indicados!

Se você quer saber como funciona o Tesouro Selic, o Tesouro Prefixado ou o Tesouro IPCA +, aguarde o próximo artigo para aprender sobre os títulos prefixados!

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, escreva para mim nos comentários abaixo!

Espero que tenham entendido como funciona o Tesouro Selic.

Se quer aprender mais, conheça o Tesouro Direto Simplificado!

Um abraço!

Victório Amoedo

3 Comentários



  1. muito bom estes árticos obrigado pelas aulas dadas estou aprendendo aos poucos como iniciantes fico feliz em aprender com senhor victòrio.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 4 =