Notice: Undefined index: epico-tiny in /customers/5/8/5/victorioamoedo.com/httpd.www/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 43 Notice: Undefined index: epico-tiny in /customers/5/8/5/victorioamoedo.com/httpd.www/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 45

Ainda vale a pena comprar títulos prefixados?

Tempo de leitura: 1 minuto

Em se comparando com as taxas oferecidas pelo Tesouro no mês de janeiro de 2016, pode parecer que os títulos prefixados já não estão tão interessantes assim, não é verdade?

Ledo engano, a verdade é que ainda é muito interessante investir nos títulos prefixados, mais especificamente no título Tesouro IPCA +. Se verificarmos o histórico de cotação do IPCA + 2035, constataremos que sua mínima histórica foi de 3,87% em janeiro de 2013. Em se comparando com as taxas praticadas pelo mercado de 5,88%, ainda temos a possibilidade de aproveitar uma queda de aproximadamente 2%, o que teria efeitos superiores a 50% no valor presente dos títulos via marcação a mercado.

É claro que atingir esse mínima, que ocorreu no auge da queda forçada dos juros do governo Dilma I, é algo bem improvável, mesmo diante de um governo liberal e “market friendly” como o Temer, mas é um evento possível. Acredito haver espaço para uma queda de 1% dos prêmios em 12 meses, podendo ocorrer mais aceleradamente caso as medidas do novo governo sejam aprovadas e a questão fiscal remediada, mesmo que de forma paliativa.

A inflação elevada, força responsável pela manutenção do juro alto no curto prazo, segue sendo um problema, mas há indícios de que a tendência de queda ainda é firme, com efeitos a serem apresentados em futuro próximo.

Recomendo aos investidores mais experientes exposição a esses ativos de forma relevante em sua carteira financeira para “surfarmos” nessa onda Temer que se aproxima.

Um abraço e até a próxima!

Victorio Amoedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + quatro =