Ainda vale a pena especular no Tesouro Direto

Tempo de leitura: 2 minutos

Ainda Vale a pena especular no Tesouro Direto?

Todos os dias me perguntam se ainda vale a pena especular no Tesouro Direto?

Sabe qual é a resposta?

Depende.

De que?

De termos uma oportunidade!

A verdade é que com a mudança de direção da equipe econômica a economia voltou a uma trajetória de estabilidade. O retorno da política econômica ortodoxa vem trazendo a inflação para dentro da meta, abrindo espaço para os juros voltarem ao patamar de um dígito.

Isso significa uma coisa, redução do retorno real das aplicações financeiras, e por consequência, da rentabilidade do Tesouro Direto.

Isso vai durar para sempre?

Provavelmente não, vivemos de ciclos em ciclos econômicos, mas se analisarmos desde o inicio do plano Real, estamos caminhando cada vez mais rápido para uma redução mais forte dos juros reais, tanto para consumo como para poupança.

Isso significa que a tendência de longo prazo é de retornos menores para os poupadores, o que nos obrigará a buscar alternativas mais rentáveis além dos tradicionais produtos de renda fixa.

Contudo, o momento atual, embora não seja tão fantástico quanto o ano passado, ainda é muito bom se considerarmos a tendência que se delineia para os próximos anos.

Por isso, o conselho que dou a vocês é: Poupem e apliquem em ativos prefixados ou indexados para prazos mais longos e garanta uma rentabilidade que talvez não voltemos a ver dentro de muitos anos.

É claro que governos populistas devem voltar ao poder em algum momento, talvez até mesmo em 2018, e as coisas voltem a ficar voláteis por aqui, abrindo oportunidades adicionais.

Mas é melhor garantir pelo menos uma parte da carteira agora para não ficar lamentando depois.

Mas voltando ao tema do artigo, ainda vale a pena especular no tesouro direto? Neste momento?

No momento em que escrevo, dia 16 de fevereiro de 2017, eu diria que já não há espaço para ganhos elevados no curto e médio prazo. Mas isso não significa que o mercado não possa mudar e uma grande oportunidade venha a surgir.

Mas o conselho é: Invista pensando no longo prazo, aproveite as taxas atuais e faça seus depósitos mensais daquele dinheiro que você está guardando para sua aposentadoria e deixe-o lá, tranquilo.

Reserve uma parte em aplicações mais líquidas como a Selic, pois na eventualidade de uma grande oportunidade podemos reforçar uma posição especulativa. Mas sem deixar de fazer seu preço médio hoje!

Lembre-se, para ganharmos na especulação é preciso que haja uma oportunidade de volatilidade, e num cenário de estabilidade não há oportunidade para esse tipo de posição.

Temos adiante eventos como algumas delações importantes de grandes empresas, além de uma eleição que pode trazer muita tensão ao mercado.

Assim, se você me perguntar se ainda vale a pena especular no Tesouro Direto eu diria…

Se uma oportunidade surgir com certeza!

Um abraço!

Victório Amoedo

www.tesourodiretosimplificado.com.br

4 Comentários


  1. Olá!!

    Gostaria de saber se vale a pena tirar o dinheiro da Previdência para aplicar no Tesouro Direto!

    Responder

    1. Talita, acredito que não, mas é preciso calcular idividualmente. No PGBL você está sujeita à tabela regressiva do IR, de modo que suas contribuições serão tributadas, se tiverem pouco tempo, por alíquotas de até 35% de IR.
      Então o melhor a fazer é parar os aportes no PGBL e migrar para o Tesouro!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 6 =