Notice: Undefined index: epico-tiny in /customers/5/8/5/victorioamoedo.com/httpd.www/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 43 Notice: Undefined index: epico-tiny in /customers/5/8/5/victorioamoedo.com/httpd.www/wp-content/themes/epico/content/content.php on line 45

Conheça os três tipos de títulos públicos!

Tempo de leitura: 3 minutos

Após a mudança de nomenclatura dos títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto, estão disponíveis para compra os seguintes papéis:

 

  1. Tesouro SELIC;
  2. Tesouro IPCA +;
  3. Tesouro Prefixado.

 

Os Pósfixados:

 

O Tesouro Selic é o título pósfixado oferecido pelo Tesouro Direto. A característica principal desse tipo de título é que ele possui sua rentabilidade atrelada a um indicador variável, que no caso é a taxa SELIC.

Desse modo, toda vez que a taxa subir a rentabilidade do Tesouro SELIC a acompanhará. Como decorrência disso, esse tipo de título não está sujeito à marcação a mercado, de modo que o investidor terá como vantagem principal a liquidez imediata (D + 1), podendo vender seus títulos Tesouro SELIC a qualquer momento, sem a necessidade de esperar a data de vencimento.

Esse é o título mais conservador e seguro do mercado, aliando liquidez, rentabilidade com muita segurança! É a opção ideal para quem quer aplicar aquela reserva para emergências com muita rentabilidade, sem abrir mão da liquidez e da segurança!

 

Os prefixados:

 

Os títulos prefixados têm uma dinâmica diferente de rentabilidade, uma vez que o investidor saberá exatamente quanto receberá no final do prazo de vencimento do título, sem qualquer tipo de variação.

A grande vantagem é que o investidor sabe exatamente quanto irá receber no vencimento do título, podendo planejar objetivos como a compra da casa própria, do carro novo ou daquela viagem especial nas férias!

A grande desvantagem é a falta de proteção em relação à inflação, uma vez que a taxa é fixa e a inflação poderá variar muito durante o prazo de vigência do título. Outra variável importante é a marcação a mercado em caso de venda antes do vencimento, fator que poderá causar prejuízos ao investidor que não possa esperar o prazo de vencimento do investimento.

Este título não é indicado para quem não está disposto a carregar o título até a data do seu vencimento.

 

Os IPCA +:

 

Os Tesouro IPCA + são títulos mistos, pois oferecem proteção contra a variação inflacionária, tendo como base o indicador IPCA, somada a uma taxa de rentabilidade real quantificada pela sua taxa de venda.

Desse modo, ao comprar um Tesouro IPCA + 2035 com 6,5% a.a., o investidor terá o seu capital protegido pela inflação acrescido de uma taxa de rentabilidade real de 6,5% a.a. durante todo o prazo de vigência do investimento!

É o título ideal para quem está pensando em objetivos de longo prazo, como aposentadoria ou formação de poupança, uma vez que protege o seu capital contra a inflação, oferecendo, sempre, rentabilidade real.

É preciso tomar cuidado com a marcação a mercado, principalmente com os títulos de longo prazo, uma vez que esses estão sujeitos a maiores variações no seu valor presente, podendo oferecer, momentaneamente, “rentabilidades” negativas.

Se você não está disposto a carregar o título até o seu vencimento é melhor optar pelo Tesouro SELIC!

 

No próximo artigo comentarei as implicações do fluxos de pagamento Simples e com cupons semestrais!

Até lá!

Victório Amoedo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 4 =