Você conhece mesmo o investimento Tesouro Direto?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas acham que conhecem o produto de investimento Tesouro Direto, mas será que elas conhecem mesmo?

O Tesouro Direto é um produto de investimento tão amplo e versátil que mesmo os investidores mais experientes desconhecem algumas de suas características. Já conheci pessoas que investem em ações e derivativos, como opções de compra e de venda, que ficaram surpresas quando comentei que era possível obter rentabilidades superiores a 40% ao ano investindo nos conservadores títulos públicos.

O investimento no Tesouro Direto é muito flexível e permite o alcance de uma variedade enorme de objetivos.

Existem, em resumo, três famílias de títulos públicos: Prefixados, Pós-fixados e Indexados ao IPCA. 

Os prefixados têm um funcionamento muito simples, pagarão exatamente o que foi contratado. Se você comprou um título Tesouro Prefixado com taxa de 10% ao ano e vencimento em 3 anos, você receberá seu capital corrigido por essa taxa durante todo o período de contratação, sem surpresas.

Mas o produto de investimento Tesouro Direto oferece outras opções interessantes, a exemplo do título pós-fixado Tesouro Selic. Comprando esse título o investidor não saberá exatamente quanto vai ganhar até a sua data de vencimento, mas saberá que a sua remuneração estará atrelada à Taxa SELIC.

Desse modo, caso a Taxa suba, o investidor estará protegido, ao contrário do investidor que optou pelos prefixados, que terá que carregar um título que rende menos que a SELIC do memento. Por sua vez, caso a SELIC caia muito, o investidor dos prefixados estará na vantagem, pois contratou por um prazo mais longo uma taxa melhor que a atual.

Entenderam o grande dilema do investimento Tesouro Direto?

Ainda existe uma terceira opção, os Títulos indexados ao IPCA como o Tesouro IPCA +. Nesse título o investidor receberá, até a data de vencimento do título, seu capital corrigido pelo IPCA do período somado a uma taxa de rentabilidade real prefixada no momento da compra.

Por exemplo, digamos que eu tenha comprado o Tesouro IPCA + 2017 com taxa de 7%. Isso significa que receberei, em 01/01/2017, meu capital corrigido pelo IPCA do ano de 2016 acrescido de uma rentabilidade real de 7%. Supondo que a inflação foi de 10%, eu receberei, aproximadamente, 17% nominal em 01/01/2017.

O investimento Tesouro Direto ainda tem outras características, como os fluxos de pagamento Simples e Semestrais e diversos prazos de vencimento para cada um deles.

Os fluxos de pagamento principal, ou simples, são indicados para investidores em fase de acumulação, ou seja, que ainda não precisam contar com os juros do seu investimento como renda. Isso permite que o juros recebido renda mais juros, possibilitando que os juros compostos façam verdadeiros milagres na sua vida financeira.

Mas investidores de idades mais avançadas, ou que tenham o interesse de viver de renda podem optar pelo fluxo de pagamento semestral. Nele, o investidor receberá, a cada seis meses, o valor dos juros do período, como se fosse um aluguel.

Por isso que esse tipo de investimento no tesouro direto é indicado para aposentados ou pessoas que desejam complementar a sua renda com os juros.

Os prazos de vencimento também são importantes no produto de investimento Tesouro Direto. Quanto maiores os prazos de vencimento, maior o risco de marcação a mercado que o título estará sujeito, podendo apresentar variações bruscas no seu preço em caso de venda antes da data de vencimento.

Mas esse risco também pode proporcionar ganhos extraordinários no curto prazo para os investidores mais experientes, podendo alcançar taxas superiores aos 30, 40, 50 ou até mesmo 60% ao ano!

O produto de investimento Tesouro Direto é um importante aliado no processo de construção de patrimônio. Não perca tempo, é possível fazer o dinheiro trabalhar para você!

Se você quer aprender mais, visite o Tesouro Direto Simplificado e aprenda todos os segredos desse tipo de investimento.

Conheça também o Canal do Tesouro Direto Simplificado no Youtube, lá você encontrará pequenos vídeos com dicas sobre o investimento Tesouro Direto!

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, escreva para mim!

Um abraço,

Victório Amoedo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 1 =